quarta-feira, setembro 24, 2008

Bristol Memoirs §10: 24 do Idem - Há Um Episódio de Friends Em Que a Jennifer Aniston Vai Lavar A Roupa Pela Primeira Vez (É Esse)

Uma coisa irritante em Bristol é que estou sempre a tropeçar. Desconheço a causa dessa frequente aplicação das leis da gravidade: a calçada não é particularmente irregular, mesmo se o meu corpo, esse, está sempre desequilibrado pelo peso do computador, pendendo do ombro e balançando como o pêndulo do relógio velho da minha bisavó. Calculo estar aí a razão para a minha dança macaca pelas ruas da cidade, em passos desequilibrados (como o “filho” do Busbeck, no Jerusalém do Gonçalo). Hoje fui à lavandaria da UBU (=AAC), sexto piso, lavar pela primeira vez na vida as minhas roupas. Encontrei o Meilof, um erasmus da Holanda e deu para falar de tudo (as nossas máquinas também conversaram entre si, nós é que não entendemos nada). Havia cartazes gigantes explicando todos os passos da lavagem para os não-iniciados nessa lide e eu segui as instruções como se montasse um móvel do ikea. De tarde, perdi-me na faculdade e corri o risco de ficar lá trancado: só se entra e sai com código (e eu entrei porque apanhei a boleia de uma rapariga a entrar – o português arranja sempre maneira). Perdi-me, e não descobri o que queria (o Departamento de Clássicas), mesmo se encontrei vários anúncios pedindo poemas e ensaios e mesmo um concurso (roubei os panfletos disso todos, só para que eu acreditasse que era escritor). À noite, visita (sugestão do Meilof) ao Bristol International Student Centre, uma casa gerida por um grupo cristão que dá apoio a estudantes internacionais (aproximadamente 3500, disse-me a responsável); apoio esse, aqui, muito concreto: um jantar gratuito. Já passa da uma da manhã e estão a passar na pousada uma colectânea da pior música do mundo: quer um homem escrever e não o deixam (estou mesmo a ficar louco). O momento melhor do dia não está aqui; fica prometido para amanhã (amanhã já é hoje; amanhã seja então hoje, mas mais tarde no hoje – os dedos do pé do dia).
*
- ₤49 (YHA); - ₤4.14 (detergente); - ₤5 (duas máquinas + uma secagem); - ₤5.4? (almoço)
/para o Mano, que aqui encontra razões para se rir.
foto: eu, frente ao Departamento de Música,
Universidade de Bristol, Queen's Road, Bristol © M./

Sem comentários: